Habitada primitivamente pelos índios Aimorés, a região onde se localiza o município era conhecida como Lajão, devido à existência de uma grande laje de pedra às margens do Rio doce, usada para desembarcadouro de pessoas que dirigiam a um degredo situado no Cuieté Velho, para onde a polícia imperial enviava criminosos. Com a chegada dos trilhos da estrada de ferro Vitória-Minas, foi criada a estação de Lajão, que deu início ao desenvolvimento do local. Novos moradores chegaram, atraídos pelas pedras semipreciosas e pela qualidade das terras.
O município de Conselheiro Pena foi emancipado em 17 de dezembro de 1.938, passando de Distrito de Lajão para Conselheiro Pena, através do Decreto Lei Nº 148. A sua denominação é em homenagem ao Dr. Afonso Augusto Moreira Pena, que foi conselheiro do Império, Presidente do estado e Presidente do Brasil.
O Município é parte integrante do Vale do Rio Doce e está localizado na região Leste de Minas Gerais, pertencendo a micro região 185, sua extensão territorial é de 1.393,33 km², cuja densidade demográfica é de 15,95 km/hab./km², com base no senso de 1.996. A altitude média é de 123 metros acima do nível do mar e sua posição geográfica é definida pelas seguintes coordenadas:
– Latitude sul: 19º 10 `26”
– Longitude W.Gr.: 41º 43 `24”
O clima é tropical quente, com temperatura média anual de 24,6º C, variando entre a máxima de 31º,2ºC. O índice médio pluviométrico é de 1162,2 mm/ano. Os rios Caratinga, Doce e Manhuaçú banham o município.
Limita-se com os seguintes municípios: ao norte com Galiléia e Goiabeira; ao leste com resplendor; ao sul com Santa Rita do Itueta e a oeste com Alvarenga e Tumiritinga.
O município é servido pelos transportes rodoviário e ferroviário. O transporte rodoviário liga Conselheiro Pena a outrs municípios pela BR 259 e MG 422 e através do transporte ferroviário o município é ligado à capital mineira e à Vitória – ES. A distância da sede do município à Belo Horizonte é de 4450 km.
A economia do município é baseada em atividades relacionadas com a agropecuária e indústria de transformação de seus produtos ( Queijo, doce de leite e etc. ). Na pecuária predomina o gado bovino e na agricultura a produção de café e o cultivo de milho, arroz e feijão como cultura de subsistência.
Compõem o município de conselheiro Pena os distritos de: Barra do Cuieté, Bueno, Cuieté Velho, Ferruginha e Penha do norte. A população atual do município é de 22.227 habitantes, sendo a sede habitada por 16.000 moradores.
O Município de Conselheiro Pena é privilegiado pelas belas montanhas e lindas cachoeiras que compoem suas belezas naturais.