SAAE, 60 ANOS FAZENDO SANEAMENTO EM NOSSA CIDADE

Desde sua criação em 04 de outubro de 1.952, através da Lei nº 065/52, o SAAE teve como principal atividade captar, tratar e distribuir água à população de Conselheiro Pena. Posteriormente, através da ex- Fundação SESP foi implantando o sistema de esgotamento sanitário e atualmente a autarquia é responsável pelas principais ações de saneamento na sede e nos distritos do município, sendo: Captação, adução, tratamento, reservação e distribuição de água; expansão e manutenção do sistema de abastecimento de água, manutenção e expansão do sistema coletor de esgoto; coleta e destinação final dos resíduos sólidos, através do aterro controlado  e execução de melhorias sanitárias domiciliares para as famílias de menor poder aquisitivo. A autarquia foi administrada pela Fundação Serviço de Saúde Pública– FSESP (FUNASA),  de 04 de outubro de 1.952  até 1.998

ALGUMAS REALIZAÇÕES DO SAAE

Em 2005 é dado início à uma grande transformação no sistema de abastecimento de água na cidade  de Conselheiro Pena, envolvendo a  ampliação  da ETA –  Estação de Tratamento de água e outras ações visando a recuperação do local que antes fora considerado um dos cartões postais de nossa cidade. Para atingir os objetivos, várias etapas foram realizadas,  compreendendo a construção de cerca de proteção em mourão de concreto e arame farpado, construção de um floculador, aceleração dos decantadores, construção de uma nova unidade filtrante, implantação de um reservatório com capacidade para armazenar um milhão de litros de água, construção de um laboratório para análises físico-química e bacteriológica, aquisição de equipamentos laboratoriais,  contratação de profissional de nível superior para o controle de qualidade da água, substituição do piso antigo por granito, pavimentação asfáltica das ruas  da ETA, recuperação da área verde da ETA, implantação de sistema de irrigação,  automação da elevatória de água bruta e por fim uma pintura em toda a estrutura da caixa d’água. Em outubro de 2011, as obras de ampliação e reforma da ETA foram concluídas e os objetivos atingidos, proporcionando a nossa população mais segurança, conforto e qualidade na prestação dos serviços. Não podemos deixar de ressaltar que a parceria “PREFEITURA, SAAE E FUNASA”, com investimentos na ordem de um milhão de reais,  foi o ponto decisivo para a realização dessa grande transformação no sistema de abastecimento de água de Conselheiro Pena.

Outra grande conquista de nossa população  também ocorreu em 2008, quando o SAAE construiu uma adutora de aproximadamente 4 km de extensão, interligando o Reservatório Paula Freitas por gravidade, aos bairros: Benevides, Mãos Dadas, São Vicente, Esplanada, Novo Horizonte, Paula Freitas, Operários e Parque do Uirapurú. A  realização desse trabalho possibilitou a  eliminação de  6 (seis) conjuntos de  bombeamento de água (busters), distribuídos em diversos pontos da cidade para abastecer os bairros localizados nas cotas mais elevadas. Com isso, além de por fim ao transtorno e sofrimento dos moradores pela intermitência no sistema de distribuição de água, outro fator importante foi a economia com gastos em aquisição e manutenção de equipamentos  eletromecânicos.   

As redes de  distribuição de água, principalmente no centro da cidade foram implantadas na década de 50, com  surgimento da cidade e  na época o material disponível era unicamente o ferro fundido, por isso a necessidade da substituição em razão do tempo de uso. Visando melhorar a qualidade da água fornecida à população, o SAAE vem promovendo a substituição das  redes de ferro fundido  por tubulação em  PVC  e já foram substituídos até o momento  em torno de 11.000 metros de redes, atendendo as normas técnicas em vigência. 

NOVO SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA PARA ABASTER NOSSA CIDADE   

Em 2007 surge na bacia hidrográfica do rio Doce um problema para atormentar a vida da população  “ PRESENÇA DE ALGAS NA ÁGUA ( AS CIANOBACTÉRIAS”) alterando drasticamente as características da água com o aparecimento de cheiro e gosto forte. Em 2011, através dos pleitos junto à FUNASA – FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE, a administração municipal conseguiu recursos na ordem de R$ 4.694.000,00 ( Quatro milhões, seiscentos e noventa  e quatro mil reais  ), para a implantação de um novo sistema de captação de água no córrego João Pinto na barragem do Parque Municipal dos Andrades.  O novo sistema já se encontra em fase de conclusão e será composto de uma adutora com 13.600 metros de extensão em tubulação pvc 400 mm de diâmetro, uma caixa desarenadora na barragem, instalação de 35 ventosas e 15 caixas de descargas.  Em breve a população de Conselheiro Pena será abastecida por um manancial cuja a qualidade é bem superior ao sistema atual, pois é um curso d’água que nasce dentro do município e isento de poluição como é o caso do rio doce que recebe lançamento de esgoto doméstico de aproximadamente 3.500.000 (Três milhões e quinhentos mil) cidadãos que habitam sua margem.

A realização dessa obra representa o compromisso e a preocupação com a elevação dos níveis de saúde e a melhoria da qualidade de vida da população da cidade de Conselheiro Pena. Água do córrego João pinto, “NOSSA ÁGUA…NOSSA VIDA.”

O esgotamento sanitário é outro fator de relevância dentro do conceito de saúde pública, pois exposto inadequadamente  (a céu aberto), principalmente nos aglomerados urbanos, é responsável pela disseminação de uma série de doenças promovendo de forma acentuada a debilitação dos nossos cidadãos. Com a preocupação de evitar maiores consequências à nossa população, o SAAE criou uma estrutura para cuidar especificamente do sistema coletor de esgoto, envolvendo a manutenção e expansão e  nesse período foram  implantados aproximadamente 15.000 metros de rede coletora de esgoto sanitário nos diversos  bairros e distritos do município.

 Não podemos falar em saneamento e deixar de lado um dos grandes desafios  para as municipalidades na atualidade, “O LIXO URBANO”. O SAAE  encarou  de frente a primeira etapa desse desafio e hoje coleta os resíduos domiciliares na sede e em todos os distritos do município.  Implantou na sede o aterro controlado e vem atendendo a DN 118/2008, da FEAM – Fundação Estadual do Meio Ambiente. Na foto abaixo é possível visualizar alunos das escolas de nossa cidade em visita ao aterro.

Qualquer órgão prestador  de serviço, seja  público ou privado, obviamente depende de uma estrutura mínima dentro de sua área de abrangência  e o SAAE  com a visão  e o compromisso   de primar pela qualidade dos serviços prestados aos nossos usuários, montou uma estrutura que permite e objetiva sempre a busca pela eficiência das suas realizações, compreendendo: a) Um escritório localizado na rua Feliciano Ferraz, 368, onde funciona o setor administrativo e o atendimento ao público, b) A Divisão de Saneamento Básico, localizada na rua Curvelo, S/Nº onde funciona todos os setores de trabalho de campo da autarquia(ambos prédio próprio),  c) Uma  retro-escavadeira para atender os sistemas  de água, esgoto e lixo, d) Um caminhão 710 para atender o sistema coletor de esgoto, e) Uma Toyota para atender o sistema de água, f) Três caminhões, sendo  dois compactadores e um de pequeno porte para atender o sistema de resíduos sólidos, g) Seis  motos para atender o sistema de contas e consumo envolvendo leituras, entrega de contas e serviços diversos, h) Implantação do atendimento individualizado para os usuários, i) Pavimentação em poliedro do pátio da Divisão de Saneamento j) Implantação do sistema de  conta simultânea.

Quando falamos de estruturas, de conquistas e de realizações não podemos deixar de citar os verdadeiros protagonistas da história, “OS SERVIDORES DO SAAE. “Na condição de diretor desta autarquia, afirmo com toda certeza, que se não fosse a participação de uma equipe preparada, responsável, imbuída do verdadeiro  espírito público e engajada numa proposta de mudança, a possibilidade de realizar não seria fácil, mas felizmente  juntos trabalhamos , juntos realizamos e  com os ideais de quem deseja mudar, temos como meta e compromisso sempre prestar da melhor forma possível os nossos serviços à nossa população. “

Valter Ferreira de Andrade

Técnico em Saneamento Ambiental / FUNASA

Diretor do SAAE